Educação Infantil

 A Educação Infantil constitui a primeira etapa da Educação Básica, afirmando o reconhecimento de que a educação começa nos primeiros anos de vida e é essencial para o cumprimento de sua finalidade. De acordo com art.22 da LDB: “a educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e nos estudos posteriores”.

Diante disso, o Uniquinho tem como finalidade o desenvolvimento integral de seus educandos nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Existem três linhas pedagógicas que contribuem para um direcionamento das concepções de ensino, conhecimento e atividades didáticas. Nós, do Uniquinho, pretendemos segui-las e aproveitar o melhor de cada uma.

São elas: Tradicional, Construtivista (Piaget) e a Sociointeracionista (Vygotsky).

Na linha Tradicional utilizaremos os conhecimentos adquiridos por meio do ambiente externo-interno; a experiência como confirmação de conhecimento e formação de hábitos e comportamentos; transmissão de conhecimento por disciplinas (Língua Portuguesa e Matemática); a valorização do trabalho individual, da atenção, do esforço e disciplina; a prática de exercícios de fixação; atividades rotineiras, fracionadas e organizadas por disciplinas; entre outras.

 

Na linha Construtivista valorizaremos o conhecimento elaborado espontaneamente pela criança; o conhecimento construído pela interação com o objeto de estudo; a interdisciplinaridade (diálogo com outros conhecimentos); a contextualização (aplicação de conhecimentos constituídos na escola às situações da vida cotidiana e da experiência espontânea); o ensino como processo estabelecido de acordo com o desenvolvimento mental; a problematização de atividades; o estabelecimento de estratégias e resoluções de situações; o desenvolvimento dos estágios de maturidade dos alunos; a criação de situações provocadoras; atividades didáticas a partir de projetos; atividades com compromisso explícito de temas atualizados e contextualizados; entre outras. 

Na linha Sociointeracionista utilizaremos as concepções das linhas pedagógicas anteriores levando em consideração a historicidade dos assuntos em questão para a construção do conhecimento; a valorização do contexto sociocultural e histórico dos alunos; a pesquisa; os valores socialmente construídos na perspectiva de estabelecer um “novo” melhor; atividades didáticas dinâmicas, por área de conhecimento e temas geradores; práticas grupais, interativas e contextualizadas buscando o levantamento de opiniões próprias; entre outras.


Em síntese, visando uma qualidade de ensino para a Educação Infantil é imprescindível levar em conta que as crianças desde que nascem são cidadãos de direitos; seres únicos, singulares, sociais e históricos; seres competentes e produtores de cultura. Por sua vez, as crianças encontram-se numa fase de vida em que dependem intensamente do adulto para sua sobrevivência. Precisam, portanto, serem cuidadas e educadas o que implica serem auxiliadas nas atividades que não puderem realizar sozinha; serem atendidas em suas necessidades básicas físicas e psicológicas e terem atenção especial por parte das professoras em momentos peculiares de sua trajetória na escola.

As diferentes adaptações do professor em relação às formas de conduzir o ensino correspondem a diversos métodos, técnicas, metodologias, procedimentos e estratégias. Seguem algumas formas de trabalho que utilizaremos para o desenvolvimento psicomotor, emocional, cognitivo e afetivo dos nossos alunos em busca de um desenvolvimento efetivo e uma educação de qualidade:

 

Livro Didático para as turmas, inclusive Maternal 1;

Atividades diversificadas (colagem, recortes, pinturas, desenhos...)

Atividades dirigidas de Língua Portuguesa e Matemática;

Projetos com temas atualizados e que fazem parte do cotidiano dos alunos;

Dramatizações em prol do desenvolvimento comportamental, social e moral;

Brincadeiras, jogos, filmes, preparo de receitas e experiências através de uma aprendizagem lúdica, prazerosa e satisfatória;

Aulas de Inglês e Educação Física;

Utilização da sala de psicomotricidade, possibilitando aos docentes o desenvolvimento das atividades, envolvendo o lado motor e o emocional da criança;

Projeto literário para desenvolver o gosto e a prática de leitura, etc.

 


Defendemos uma perspectiva educacional que respeite a diversidade cultural e promova o 
enriquecimento permanente do universo de conhecimentos, atentos para a necessidade de adoção de estratégias educacionais que permitam às crianças usufruírem de tudo ao seu redor de modo significativo, interativo e criativo. Pensamos na garantia do crescimento e desenvolvimento dos nossos alunos para que o cuidar/educar sejam efetivos e para que eles possam usufruir plenamente suas possibilidades.

 

Estaremos de olho no seu futuro!

 

Encontre mais fotos em nossa Galeria de Imagens.

 

Documentação:

- Certidão de nascimento (cópia);

- Cartão de vacinação (cópia);

- Declaração de grupo sanguíneo (cópias);

- 1 foto 3X4.

 
Endereço:
Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias,
70 Cidade Nova, Itaperuna/RJ
CEP: 28.300-000
Contato
Fale Conosco
Telefone: (22) 3822-1819
E-mail: seunico@seunico.com.br